domingo, 27 de setembro de 2015

Fisicamente é impossível encostar em algo ou alguém, veja porque!

Numa visão geral a resposta está certa, mas esses componentes – carne e ossos, assim como tudo o que existe no universo, é formado por muitas outras coisas, completamente invisíveis a olho nu. Estamos falando dos átomos.
Do que é composta a matéria? Se alguém te perguntasse do que é composto o seu corpo, você provavelmente falaria em ossos, carne e tecidos, certo?

O que você deve entender primeiro, é que 99,9% do interior de um átomo é um espaço vazio. Isso mesmo. Se fôssemos fazer um comparativo, o átomo seria um enorme estádio de futebol e seu núcleo seria uma cabeça de alfinete solitária no meio dele. E é aí que surge a pergunta: se os átomos de uma matéria têm tanto espaço vazio, por que eles não se “atravessam” e se “cruzam”?
Partindo do princípio inicial da Física, tudo o que existe é composto por átomos. E esses átomos ainda não são a ‘matéria final’, uma vez que são formados por partículas ainda menores, que são os prótons, nêutrons e elétrons. Ou seja, essas partículas formam os átomos que forma a matéria, permitindo que passamos tocá-la, certo? Errado! Pelo menos a última parte não é bem verdade. O Ultra Curioso vai te explicar porque é fisicamente impossível encostar em algo ou alguém.
Pela lógica, devido à estrutura do átomo, nós nunca conseguiríamos tocar em alguém ou algo, pois os átomos se atravessariam fazendo ambas as matérias tornarem-se uma só. Mas a questão é: nós nunca, jamais, em hipótese alguma tocamos realmente em alguma coisa ou alguma pessoa. Você duvida?

O que acontece é o seguinte: quando nos aproximamos muito de uma matéria, temos a sensação de estar tocando nela. Mas lá dentro o que realmente acontece é a chamada repulsão elétrica. Simplificando, trata-se de um fenômeno onde duas partículas de cargas elétricas iguais criam uma repulsão entre elas. Isso significa que chegamos muito perto de outros corpos, mas nunca realmente chegamos a tocar neles.
Entretanto, a repulsão elétrica não é uma força infalível. Quando são submetidos a altas temperaturas, os átomos de hidrogênio, por exemplo, ganham uma força forte o suficiente para vencer a repulsão. Sempre que isso acontece, temos a fusão nuclear, fenômeno que permite que as estrelas brilhem e liberem energia através do universo.

Conforme aumentamos a força de nossa mão (ou qualquer parte do corpo) contra uma outra superfície, maior é a força de repulsão que impede que ambos os corpos se atravessem, se cruzem. Resumindo, sempre haverá um espaço invisível ao olho humano entre duas matérias que estão aparentemente juntas.
Portanto, não importa o quanto você tenta: você nunca chegará a realmente tocar em algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário